Tags

, , ,

Os 5 Estágios do Despertar

Série de videos que abordam os 5 estágios que passamos durante o processo de despertar para a realização de quem somos e como a nossa realidade realmente funciona. Os estágios são espelhados no Modelo de Kübler-Ross, conhecido também como:
“Os 5 Estágios da Morte”.

Como introdução aos videos destaco algumas citações de Adyashanti e Ramana Maharshi, reflexões importantes sobre buscar a verdade e o que significa o “despertar espiritual” que muitos tem falado atualmente.

“Através da investigação ‘Quem sou eu?’, o pensamento ‘quem sou eu?’ irá destruir todos os outros pensamentos, e como um galho usado para cutucar uma fogueira queimando, ele mesmo será destruído no fim. Então, irá surgir a auto-realização…”

— Ramana Maharshi

“Na minha experiência, todos dizem que querem descobrir a verdade, mas só até eles perceberam que A Verdade irá roubar suas ideias mais impregnadas, crenças, esperanças, e sonhos. A ideia de liberdade pela iluminação significa muito mais que a experiência de amor e paz. Significa descobrir uma verdade que vai virar sua visão do “eu” de cabeça para baixo. Para aquele que realmente está preparado, isso será imaginavelmente libertador. Mas para aquele que ainda está apegado de qualquer maneira que seja, isso será extremamente desafiador de fato.
Mas como saber se estou pronto?
Você está pronto quando estiver disposto a ser absolutamente consumido por um fogo sem fim.”

— Adyashanti

“Despertar não significa que você despertou, significa que há apenas o despertar. Não há “você” que está desperto, só existe pura consciência. Enquanto você se identificar com um “você” que esteja acordado ou não acordado, você ainda estará sonhando. Despertar é despertar do sonho da existência de um “eu separado”, é a revelação que existe apenas consciência.”

— Adyashanti
“A Iluminação é um processo destrutivo(tanto quanto construtivo). Não tem relação com se tornar feliz ou melhor. Iluminação é a desconstrução da mentira. É ver através das pretensões. É a erradicação completa de tudo que se acredita ser verdade.”

— Adyashanti 
Anúncios