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AS LINHAS DA YOGA – RAMOS CLÁSSICOS

Ioga ou Yoga [1] [2] (em sânscrito e páli: योग,  yoga, é um conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas e mentais originárias da Índia.[3] A palavra está associada com as práticas meditativas tanto do budismo quanto do hinduísmo. No hinduísmo, o conceito se refere a uma das seis escolas (āstika) ortodoxas da filosofia hindu e à sua meta rumo ao que esta escola determina como suas práticas. Os principais ramos da ioga incluem a raja-ioga, carma-ioga, jnana-ioga, bacti-ioga e hata-ioga.

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A raja-ioga, compilada nos Ioga Sutras de Patanjali e conhecida simplesmente como ioga no contexto da filosofia hinduísta, faz parte da tradição Samkhya.[11] Diversos outros textos hindus discutem aspectos da ioga, incluindo os Vedas, osUpanixades, o Bagavadguitá, o Hatha Yoga Pradipika, o Shiva Samhita e diversos Tantras.A palavra sânscrita yoga tem diversos significados,[12] e deriva da raiz yuj, que significa “controlar”, “jungir” ou “unir”.[13] Algumas das traduções também incluem os significados de “juntando”, “unindo”, “união”, “conjunção” e “meios”. Fora da Índia, o termo ioga costuma ser associado tipicamente com a hata-ioga e suas asanas (posturas) ou como uma forma de exercício.Um(a) praticante avançado(a) da ioga é chamado de iogue (Yogi).

1 – HATHA-YOGA:

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É uma Yoga de natureza física. Seus objetivos estão relacionados com o bem-estar físico e a saúde. As posturas (ásanas), efetivamente, beneficiam todo o sistema biológico do ser humano, rejuvenescendo o organismo. Não tem como meta, todavia, despertar os níveis superiores de consciência.

Hatha quer dizer Domínio. Os mais dispostos fisicamente sentirão atração pela Hatha Yoga, que utiliza o domínio externo e interno do corpo físico como ponto de partida. LIMPAR AS VIDRAÇAS PARA QUE A LUZ PENETRE.

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Tecnicamente é um sistema de técnicas psicossomáticas que servem de instrumento para transformar o corpo físico num corpo divino.
Quatro elementos do Hatha Yoga:

1 – âsana (posições corporais);
2 – (Técnicas de Respiração);
3 – Relaxamento Corporal;
4 – Atitude Mental.
5 – Os âsanas são feitos de maneira suave, lento e uniforme, sem esforço físico, a postura serve para movimentar, canalizar as energias e não gastá-las.

O hata-ioga (Hatha Yoga) é uma forma de ioga pré-clássico.

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A expressão Hatha Yoga poderia ser traduzida, dividindo-se as sílabas, nas palavras “ha” (sol) e “tha” (lua), cujo significado é atribuído à busca do equilíbrio das forças solar e lunar, masculina e feminina como objetivo final dessa prática.

Segundo praticantes, o Hatha Yoga uniu a idéia tântrica do corpo como templo da divindade com a visão vedântica de que tudo que existe é a expressão do Ser, que é criador e agente material da criação.

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Dá muita importância à prática das purificações (shat karma), mas também leva em conta seus aspectos sutis, como o despertar da energia potencial (kundaliní), técnicas de percepção do som supersutil interior (nada), a absorção final da atenção na realidade transcendental (laya) e a iluminação (samádhi).

2-RAJA-YOGA:

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É a prática suprema, integral. É a síntese das Yogas. Seu objetivo é a comunhão com Deus, através da prática da meditação, vivência de elevada ética de conduta, serviço impessoal ao mundo e veracidade. Nela estão incluídos os sistemas Karma (reta ação) Gnana (sabedoria) e Bhakty (amor).
A prática da Raja Yoga consiste em pranayamas (controle do alento), irradiação de amor universal, namaskara (rendição total e irrestrita a Deus) e a compreensão do bhávana (conceito da Unidade Divina). A meditação é dividida em externa, interna e transcendental, proporcionando ao praticante o despertar dos poderes latentes e divinos do ser, bem-estar físico e mental, caráter, magnanimidade e a aproximação aos Seres da Luz. Todos os sábios, místicos e santos de todas as religiões, de forma consciente ou intuitiva dessa técnica, praticaram a Raja Yoga. Os principais Avataras dessa modalidade são Sri Krishna e Mitra Deva.

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O talento meditativo, que utiliza o domínio interno dos mecanismos da atividade mental. Trata da mente e dos poderes psíquicos, fortifica a VONTADE e a CONCENTRAÇÃO MENTAL.
Rajá significa Rei, esse sistema de Yoga foi introduzido por Patanjali e significa UNIÃO REAL com a divindade.
Oito etapas da prática do Raja-Yoga:

1-YAMA
a. (Refreamentos: Não violência, verdade, não furtarás, continência, não possessividade;

2-NIYAMA
a.Observâncias: Purificação, contentamento, esforço sobre si, estudo e consagração.

3-ÂSANAS:
a.Posturas corporais (exercícios suaves de canalização energética).

4-PRANAYANA:
a.Disciplinas de Respiração.

5-PRATYAHARA:
a.Retraimento dos sentidos.

6-DHARAMA:
a.Fixação da atenção, concentração.

7-DHYANA:
a.Meditação

8-SAMADHI
a.Contemplação, êxtase, transcendência.

O Raja-Yoga mostram as leis que governam os mistérios, desenvolve os dons anímicos como a clarividência capacidade de ver o passado e o futuro; a faculdade de ver o seu interior, ver as vidas passadas, as sua e dos outros.O yogue então alcança o estado chamado de “Liberado-Vivo”, no qual continua a ter uma existência corporal, porque lhe resta um resíduo Kármico a consumir
3 – KARMA-YOGA

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A palavra Karma é derivada da Raiz KRI cujo significado é agir, fazer.
A Yoga da ação. Cada trabalho na terra deve ser feito com amor, sem egoísmo, já que pela lei do Karma, cada ação corresponde a uma reação.

Ação, Reação e Liberdade. A que se preocupa com a ética, busca a atividade externa a vida ativa com a renúncia progressiva ao objeto da ação.
A idéia fundamental, é evitar que se fique preso ao emaranhado as ilusões da terra, provenientes do mundo Maya, evitar que os homens se tornem escravos e não senhores de si e de seus sentimentos.

O Karma-Yoga tem como base a atividade da vida, ir ao encontro dos acontecimentos enfrentá-los no dia-a-dia, desta forma o amor, comer, beber falar, exercícios, qualquer função orgânica são KARMA. Para esse yogue toda ação no mundo físico é governada pela lei do Karma.

Bhagavad-Gita nos aconselha a não nos apegarmos ao trabalho que fazemos, de forma a não nos aprisionarmos nossa alma.
É a Yoga da ação, do reto agir. Os devotos dessa natureza de Yoga procuram atuar corretamente no processo do mundo, tanto nas coisas materiais como espirituais; nos níveis mais elevados, são as pessoas altruístas, que realizam serviço impessoal com renúncia aos seus frutos. Neste ramo da Yoga, se inclui o Judaísmo, ensinado e praticado por Moisés e o Islamismo, pelo profeta Maomé.

4 – BHAKTI-YOGA:

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A palavra Bhakti é derivada da raiz Bhaj, que significa DEVOÇÃO, supremo apego ao senhor.

É a doutrina da devoção, do amor a Deus e ao próximo, da caridade e da reconciliação. A vivência destes elevados propósitos conduz o verdadeiro discípulo à libertação ou à salvação das misérias humanas e do ciclo das reencarnações compulsórias. Estes são os principais postulados do Cristianismo, uma característica da Bhakty Yoga.

O tipo emocional, devoto deve provavelmente ser atraído por essa linha da yoga que é a prática do amor e a devoção a Deus e ao próximo (Cristianismo).

O Bhakti-Yoga prega que a meta final de todas as religiões pode ser alcançada pelo amor e adoração ao Supremo ou Absoluto, que é o criador do universo. Segue a linha do Cristianismo, Judaísmo, Maometismo, e outros sistemas dualistas.

As formas de Bakti-Yoga divide-se em dois grandes ramos, o preparatório:

GAUNI: Contém todas as Práticas preliminares. Respeito, reverência, concentração, respiração, relaxamento. Não deve matar nenhum animal para alimentar-se (vegetarianismo)

PARÂ: Toda a prática de recolhimento interno de adoração a Deus, um Deus pessoal.
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Bhakti é um fino fio de seda de Prem ou amor que une o coração de um devoto aos pés de lótus do Senhor. Bhakti é intensa devoção e ligação a Deus. Ele é uma espontânea efusão de amor direcionado a Deu. Ele é puro, livre de egoísmo; é amor Divino ou Suddha Prem. Bhakti é sagrado; elevada emoção de sentimentos sublimes que unem os devotos com o Senhor. Ele é experimentado pelos Bhaktas.

O amor humano é vazio. Ele é uma mera atração animal. Ele é paixão. Trata-se de amor carnal. Ele é um amor egoísta. Ele está sempre mudando. Ele é uma hipocrisia e uma mera aparência. A esposa não cuida do seu marido quando ele está desempregado. Ela franze as sobrancelhas para ele. o marido desgosta-se da sua mulher quando ela perde a beleza devido a alguma doença crônica. Você deve encontrar o verdadeiro, eterno amor de Deus apenas. O amor de Deus não conhece mudanças.

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Bhakti é a base de toda a vida religiosa. Bhakti destrói os Vasanas e o egoísmo. A vida sem Bhakti, fé, amor e devoção é uma imensa sombra. Bhati amacia o coração e remove e inveja, o ódio, luxúria, ira, egoísmo, orgulho e arrogância. Ele inspira alegria, Êxtase Divino, bem-aventurança, paz e conhecimento, todos os cuidados, aborrecimentos, ansiedades, medos, tomentos mentais, e abribulacos desaparecem inteiramente. O devoto liberta-se da roda do Samsara, ou nascimentos e mortes. Ele alcança a mora da imortalidade, da paz eterna, bem-aventurança e todo conhecimento.

5 – JNANA-YOGA

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A palavra Jnana derivada da palavra Jna significa CONHECIMENTO.

O espírito intelectual e filosófico identificar-se-á com a JNANA-YOGA, que emprega o discernimento e conhecimento abstrato.
As cortinas da ilusão serão rasgadas pelo praticante do Jnana, que é um perfeito investigador da verdade. Possui 3 aspectos (volitivo, afetivo e cognitivo) do ser humano:

Sete qualificações exige-se do praticante do Jnana:

1º – VIVEKA (DISCERNIMENTO):
A Realidade da aparência – sonhos, alucinações, ilusões.

Realidade Empírica – a da experiência cotidiana, está submetida a uma mudança perpétua, aquilo que em um dado momento é real em outro não é mais, não pode ser considerado verdadeiramente real.

Realidade Absoluta: Só esta é eterna e real, quem é um yogue jnana busca incessantemente esta realidade.

2º – VAIRAGYA (RENÚNCIA):
É o desinteresse por todos os objetos de prazer, renuncia a todos os frutos do trabalho, a vida, a morte, a alegria, a angústia tudo isso não passa de criações mentais.

3º – TAPAS (AUSTERIDADE):
Composto de seis tesouros: Tranqüilidade, autocontrole, controle da mente, tolerância, contemplação e fé.

4º – MUMUKSUTVA (A LIBERAÇÃO):
O desejo intenso de se livrar de todas as formas de servidão.

5º – CRAVANA (AUDIÇÃO):
Ouvir atentamente, para poder captar todos os ensinamentos.

6º – MAMANA (REFLEXÃO):
Refletir constantemente sobre todos os ensinamentos, eliminar dúvidas.

7º – NIDIDHYASANA (MEDITAÇÃO):
Meditação constante sobre as doutrinas reveladas pelos estudos, mestres e escrituras. Sentado num lugar retirado, meditação inquebrantável a qualquer manifestação do exterior, aprofundando-se no infinito.

6 – TANTRA-YOGA:

Kundalini

O dominio das energias sutis, leva ao Tantra yoga (KUNDALINI, ENERGIA ADORMECIDA) exercicios das energias psíquicas e fisiológicas. É a yoga dos chakras, principalmente o chakra básico.

O despertar da serpente, libertar a energia sexual adormecida na base da coluna no coccix é a função da -YOGA ou TANTRA-YOGA.
Existem duas correntes Kundalinícas, uma amarela e outra vermelha que quando desperta, vão serpenteando a coluna vertebral até o chakra coronário, fluindo energias para todos os outros.

A energia positiva com a cor amarela chama-se pingala e a vermelha chama-se ida no homem, na mulher essa energética é invertida.

A kundalini está adormecida (serpente energética), obstruindo com sua cabeça a entrada de Sushumna base da coluna no chakra básico (radico), para despertar a kundalini são aliadas várias técnicas, posturas, respiração e um cuidado todo especial.
Segundo os Tantras, “a tranqüilidade e a paz vêm de dentro para fora”.
Derivado do verbo tantori (tecer), Tantra Yoga é um termo sânscrito que significa a essência ou urditura daquilo que é tecido. Segundo outra versão, deriva da raiz Tan, que quer dizer estender. Como os tantras também são conhecidos sob a designação de agama, ou seja, tradição, teríamos como significado final “estender a tradição”, mas na realidade entende-se como estender a serpente (energia sexual por todo os chakras).
Popularmente a palavra “tantra” é composta por duas raízes acústicas: “tan” e “tra”. “Tan” significa expansão e “Tra” libertação.

7 – MANTRA-YOGA:

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A YOGA dos sons internos e externos, os mantras são poderosos sons que movem as energias psíquicas e fisiológicas.
A palavra MANTRA é derivada doa raiz MAN que significa pensar e o sufixo TRA significa instrumento, é o ramo da yoga que estuda as vibrações sonoras, a vocalização. Existem sons místicos, sagrados que quando evocados sistematicamente despertam a consciência.

O Mantra libera a mente da dificuldade em perceber que a pessoa já é aquilo que busca. Equilibra a personalidade para que se possa transcender às limitações. É o poder do som para despertar tudo aquilo que está adormecido dentro das pessoas. Com os Mantras, aprende-se a não lutar ou se envolver com os pensamentos.

Os Rsis (rísis) – sábios – utilizavam combinações de sons para estabelecer vibrações específicas, para prolongar determinados estados de consciência e também vibrações com poder de cura, de destruição, de causar tristeza ou alegria, ou até mesmo demudar a aparência ou mentalidade das pessoas.

É de grande importância a participação de um mestre qualificado que possa perceber e ensinar sobre o Mantra que vai desencadear o potencial de cada personalidade.

Fonte: http://www.espiritualismo.info/yoga.html

Fonte : https://pt.wikipedia.org/wiki/Ioga

 

original

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