Tags

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

photo

POLARIDADE : “Tudo é duplo; tudo tem dois pólos; tudo tem seu par de opostos;

o semelhante e o dessemelhante são uma só coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias-verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados.”

Instrução IV

O Princípio de Polaridade contém a verdade que todas as coisas manifestadas têm dois lados, dois aspectos, dois pólos opostos, com muitos graus de diferença entre os dois extremos. Significa que uma determinada coisa pode ser boa e ruim ao mesmo tempo, simplificadamente. Os ensinamentos herméticos dizem que as coisas que se parecem diametralmente opostas trata-se apenas questão de graus. Ensinam que os pares de opostos podem ser reconciliados, e que a reconciliação universal dos opostos é efetuada pelo conhecimento deste Princípio de Polaridade. Espírito e Matéria são dois pólos da mesma coisa, sendo os planos intermediários graus de vibração.

largeO Todo e o Muito são a mesma coisa, sendo a diferença questão de grau de manifestação mental. Passando-se ao plano físico, calor e frio são idênticos em natureza, residindo a diferença em questão de graus. O termômetro marca diversos graus de temperatura, chamando-se o ponto mais baixo frio e o mais elevado calor. Entre esses dois pólos estão muitos graus de calor ou frio. Não há lugar no termômetro em que cessa o calor e começa o frio, sendo isso questão de vibrações mais e menos elevadas; os termos são relativos. Assim como o Oriente e o Ocidente; viajando ao redor do mundo e na direção do Oriente, chegamos a um ponto do Ocidente, ao ponto de partida, não há limites determinados. A luz e a obscuridade são pólos da mesma coisa com muitos graus entre elas. A escala musical é a mesma coisa: vibrando uma nota, correndo-se ascendentemente na escala musical chegamos a uma mesma nota em outra escala, voltamos ao ponto, mas que não é o mesmo.

tumblr_mkbe0f7AnC1s2fhnpo1_1280A escala das cores também está sujeita a esse princípio, pois que as mais elevadas e as mais baixas vibrações são diferenças entre o violeta superior e o vermelho inferior. O grande e o pequeno são relativos, como o ruído e o silencio, o duro e o flexível, o positivo e o negativo. O bem e o mal não são absolutos; chamamos uma extremidade da escala bem e a outra mal. Uma coisa é pior que a coisa mais elevada na escala, mas esta coisa pior, por sua vez, é melhor que a coisa imediatamente inferior a ela, nessa seqüência, o mais e o menos sendo regulado pela posição na escala.

577110_315695538537277_478626428_nNo Plano Mental o amor e o ódio são geralmente considerados como sendo coisas diametralmente opostas entre si, inteiramente diferentes, irreconciliáveis. Aplicando-se o Princípio de Polaridade, concluímos que não há amor absoluto ou ódio absoluto, como não são distintos um do outro. Ambos são termos aplicados aos dois pólos da mesma coisa. Começando em um ponto da escala, encontramos mais amor ou menos ódio e conforme migremos nessa escala, o contrário se sucede. Há graus de amor e de ódio, e há um ponto médio em que o semelhante e o dessemelhante tornam-se tão insignificantes que é difícil fazer distinção. A coragem e o medo seguem a mesma regra. Os pares de opostos existem em toda parte, onde se encontrar uma coisa será encontrado seu oposto: os dois pólos. É este fato que habilita o hermetista a transmutar um estado mental em outro, conforme as linhas da polarização.

a279e-untitledb-bmpAs coisas pertencentes a diferentes classes não podem ser transmutadas em outra, mas as coisas da mesma classe podem, isto é, podem ter sua polaridade mudada. Assim o amor não pode ser oeste ou leste, vermelho ou violeta, mas pode tornar-se em ódio, e do mesmo modo, o ódio pode ser transformado em amor pela mudança da polaridade. A coragem pode ser mudada em medo e vice-versa. As coisas frias podem ficar quentes e assim por diante, a transmutação sendo sempre entre coisas da mesma natureza, mas de graus diferentes. O medo não pode ser mudado em amor, nem a coragem em ódio. Os estados mentais pertencem a inúmeras classes, cada classe tem dois pólos opostos, entre os quais a transmutação é possível. O estudante reconhecerá facilmente que nos planos mentais, bem como nos fenômeno do plano físico, os dois pólos podem ser classificados como positivo e negativo respectivamente; assim amor é positivo para o ódio, a coragem para o medo, a atividade para a indolência.

2-union-digital-art-by-android-jonesOs fenômenos da influencia mental nos mostram que o Principio de Polaridade pode estender-se até o fenômeno da influencia de uma mente sobre a outra. Quando se compreende que a indução mental é possível, isto é, que estes estados mentais são produzidos pela indução de outros, então se pode ver imediatamente como certo grau de vibração, ou a polarização de certo estado mental, pode ser comunicado a outra pessoa, e assim se muda a sua polaridade nesta classe de estados mentais.

Imagem Astrologia2

É conforme este princípio que os resultados de muitos tratamentos mentais são obtidos. As mudanças mentais são de conformidade com a linha de polarização, a mudança sendo de grau e não de espécie. O conhecimento da existência deste grande princípio hermético habilitará o estudante a compreender melhor os seus próprios estados mentais e ao das outras pessoas. Compreenderá que estes estados mentais são questão de graus, e assim elevando ou abaixando a vibração, mudar seus pólos mentais sem ser seu servo ou escravo. Por este conhecimento poderá auxiliar inteligentemente as pessoas, mudando a polaridade quando desejar, pelo método adequado.

 

Fonte: http://www.hermetismo.net/2011/09/iv-principio-de-polaridade-tudo-e-duplo.html

 

O-segredo-da-saude-mental-e-corporal-esta-em-nao-lamentar-o-passado-nao-se-preocupar-com-o-futuro-nem-se-adiantar-aos-problemas-mas-viver-sabiamente-e-seriamente-o-presente.-Buda

Muito Obrigado a Você Por Ter Visitado o Meu Blog
Namastê , Paz , Amor Universal, Equilibrio.

E Lembre-se do Caminho do Meio ( Buda )

https://radionovaerabrasilia.wordpress.com/

Anúncios