Tags

, , , , , , , , , , , , , , , ,

astrologia-esoterica1

Quando falamos Astrologia Esotérica devemos logo associá-la ao “auto conhecimento”. E o que seria isto?…

Vários compêndios poderiam ser escritos sobre esta indagação, mas tentando colocar da forma mais simples, direta e compreensível possível, poderíamos dizer que a Verdadeiro Auto conhecimento surge quando a pessoa percebe que existem mundos, realidades e consciências além desta ‘realidade física’… e com várias chaves (ciências, símbolos) pode-se tentar compreendê-las através de uma ‘porta’ escolhida…descobrindo por si só qual chave abrirá a porta….

cruz cardinal 5Com o tempo existe a possibilidade de perceber que escolheu a porta errada ou mesmo que ‘existem várias outras portas a serem abertas com outras diversas chaves’……..isto se chama Iniciação…e cada um possui a sua…..mas asseguro…..uma das chaves ‘pode ser’ a Astrologia…

Falando de uma Verdadeira Astrologia Iniciática nos ensina o Professor Henrique José de Souza no livro “Mistérios do Sexo” (livro vendido abertamente para o público):

O Professor nos ensina e demonstra como o Homem é crucificado na matéria, falando nos 6 pontos demonstrados, e deles ‘quatro’ podem facilmente ser identificados em um mapa Astral. Estamos falando do Ascendente, Descendente, Meio do Céu- Zênite e Fundo do Céu- Nadir.

Ascendente – Progenitores Espirituais

Descendente – Discípulos, o que formamos neste vida

Meio do Céu – Ideal, Missão, Razão desta vida

Fundo do Céu – Negro Mísero e Kármico passado

 

Localização dos 4 pontos no Mapa Astral:

 Os signos podem ser divididos em Hierarquias Angélicas:

ASSURAS: Filhos do Hálito

AGNISVATAS: Pais Solares

BARISHADS: Pais Lunares

JIVAS: Vida

 

Nos é ensinado que “A personalidade humana é formada por 4 Hierarquias rúpicas (com forma e manifestadas)”:

– Os Assuras nos deram a noção do “Eu Sou”, a diferenciação

– Os Agnisvatas, os germes da emoção e do pensamento

– Os Barishads, o duplo, o veículo de prana; finalmente,

– Os Jivas forneceram a forma material.

 

AR

Hierarquia Assura – rege a mente, a parte intelectual. São os Senhores da Inteligência.

Gemini, signo móvel – expressa a inteligência alta no plano do sentimento, o amor intelectual. Reflete os 4 rupas.

Libra, signo cardinal – expressa a inteligência pura das abstrações, o idealismo ligado à sabedoria. Reflete os 3 arrupas.

Aquário, signo fixo – expressa a vontade intelectual, a inteligência perseverante.

 

FOGO

Hierarquia Agnisvata, energia, força, vitalidade. Governa as mais altas emoções e pensamentos; poderosa atividade, sujeita a modificações pela vontade. Dá os seres expansivos. De fato, os Agnisvatas deram a emoção e o pensamento, e ao mesmo tempo polarizaram o prana – daí o atributo da vitalidade. Deram a raiz da personalidade humana.

Áries – sendo signo do fogo, expressando a energia do pensamento no seu mais alto grau e com a mais ampla expressão da sabedoria, encerra também a qualidade sabedoria. É a inteligência agindo como força.

Léo – signo do fogo e fixo, é a vontade criadora conjugada à energia do fogo.

Sagitário – signo do fogo e móvel, é o conhecimento agindo em harmonia, agindo com o sentimento artístico.

 

ÁGUA

Hierarquia Barishad – dá a natureza receptiva. Quando pouco adiantados, são muitos presos aos seus sentimentos. Rege o psiquismo.

Câncer – signo cardinal – dá os sensitivos idealistas, capazes de orientar com grande sensibilidade e idealismo; são os ocultistas inatos.

Scórpio – signo fixo – vontade ligada à intuição; é o mago inato (branco ou negro, conforme a evolução); são os descobridores e inventores com tendências para a magia.

Piscis – signo móvel – expressa o amoroso psíquico; dá os grandes estáticos e contemplativos.

TERRA

Hierarquia Jiva – inclina ao prático e ao útil. Os poucos evoluídos têm o egoísmo desenvolvido. Os muito evoluídos tornam-se úteis àqueles que têm que levar avante a missão divina.

Taurus – signo fixo da terra – expressa o indivíduo utilitário e teimosos. Reflete a oitava coisa, o Chefe dos Jivas.

Virgo – signo móvel da terra – expressa o ser útil impulsionado pela emoção; são os filantropos, os lutadores pelas obras de caridade, os benfeitores que amam verdadeiramente a humanidade. Reflete os 4 rúpicos.

Capricórnio – digno da sabedoria da terra – expressa o idealismo aplicado ao proveito objetivo. Reflete os 3 arrupas”.

 

Podemos observar que os signos se separam referindo-se as quadruplicidades: cardinal, fixa e mutável.

 

Quando é explicado o Universo Rupa (com forma) se refere as 4 hierarquias manifestadas e refletidas nas 4 triplicidades (4 elementos – 4 reinos manifestados).

 

São estas 3 expressões ‘arrúpicas (sem forma)’ oriundas do próprio Eterno que vão diferenciar os 3 signos de cada elemento, ou seja: Fixa – Vontade, Cardinal -Sabedoria e Mutável – Amor.

Vemos ainda na ilustração abaixo que os signos fixos refletem o 1º aspecto do Logos, uma 8ª coisa, os cardinais refletem o 2º aspecto ligado aos 3 mundos arrúpicos ‘sem forma’ e por fim os mutáveis refletem o 3º aspecto dos 4 mundos rúpícos ‘com forma’.

Compreendendo estes valorosos e sagrados ensinamentos deixados pelo Mestre e seus discípulos, podemos analisar nosso próprio mapa com ‘consciência’ na Cruz do Asc., Desc., Meio do Céu e Fundo do Céu (4 pontos mais importantes de um mapa) e demais casas astrológicas através das sublimes vibrações de Vontade, Amor e Sabedoria, tríade que compõe o Eterno.

 

Os planetas também possuem papel determinante em uma análise esotérica, pois representam ‘estados de consciência’ a serem trabalhados, onde o Homem em comunhão com o cosmos realiza a máxima de um dos princípios herméticos… “em cima como em baixo”…

bur_10

Temos como organização dos sistemas planetários a setuplicidade que devemos percorrer ainda ao longo de milhões de anos, sendo que estamos ainda no quarto sistema evolucional, tendo 4 reinos plenamente manifestados: Mineral (saturno), vegetal (sol), animal (lua) e hominal (terra/ marte), restando 3 sistemas (reinos) a serem desenvolvidos: angélico (vênus), semi- deífico (mercúrio) e deífico (júpiter), retornando ao seio do Eterno.

Os 3 planetas Plutão, netuno e Urano podem ser associados a própria manifestação do Eterno como é mostrado abaixo:

No triângulo acima representando o próprio Eterno estão os planetas Plutão (Vontade), Netuno (Amor) e Urano (Sabedoria).

Os Sistemas de Evolução arquitetados pelo Eterno e comentados acima estão da esquerda para direita com o Setenário Evolutivo o qual tudo e todas as coisas estão submetidas… as 7 cores, as 7 notas musicais entre outras inúmeras correlações que podem ser feitas através do número 7… inclusive a evolução do homem na página posterior.

O Homem também evolui setuplamente, possui 7 chacras (centros de força) principais, representando de maneira fidedigna o padrão celeste do próprio Logos Criador (Eterno).

la-astrologa-a-y-los-siete-rayos-api-ediciones

Os 7 planetas que simbolizam o padrão evolutivo ‘de tudo e todas as coisas’ são os estados de consciência que o homem possui em seu mapa astral, e devem vibrar conforme o desenho abaixo, fazendo com que ele possua o auto- conhecimento de suas energias/ consciências, aprendendo com os desafios propostos, buscando ‘se harmonizar’ com todas as realidades celestes.

 

ZODÍACO ESPIRITUAL

 

Quando falamos de zodíaco e espiritualidade, precisamos ter consciência que além deste nosso cinturão visível de 12 signos, temos um zodíaco espiritual chamado também de ‘empíreo’ com 14 signos.

 

Este zodíaco possui correlações diretas com o homem e seu coração…nunca devemos esquecer a máxima do princípio hermético..”em cima como em baixo”….

 

Temos nosso chacra cardíaco com 12 pétalas nos permitindo correlacioná-lo com os 12 signos do zodíaco, mas para o homem que entra no verdadeiro caminho da iniciação ‘2 pétalas ocultas’ são despertadas originando o equilibrante e harmônico número 14, em igualdade e semelhança ao zodíaco espiritual….

 

Este zodíaco que marca as Eras que se sucedem onde o caminho retrógrado do sol, indo em relação a nossa convenção humana ‘contrário’ aos signos, basta ver o momento atual de Peixes para Aquário, marca à verdadeira evolução de todos os reinos, completando sua volta total em um período de 27.000 anos, sendo exatamente 2.250 anos em cada signo (contando 12 e não 14 dos 2 signos ocultos).

 fda8e57

Quando o zodíaco espiritual completa 16 voltas (Arcano 16 – A Casa de Deus) gera 432.000 anos – Temos a pesada Idade de Ferro (era ‘pesada’ que estamos deixando agora).

Quando completa 32 voltas (mais 16 da anterior) gera 864.000anos – Temos a Idade de Bronze.

Quando completa 48 voltas (mais 16 da anterior) gera1.296.000 anos – Temos a Idade de Prata e por fim

 

Quando completa 64 voltas (mais 16 da anterior) gera1.728.000 anos – Temos a Idade de Ouro….

p12

 

Completando, temos somando todas às voltas realizadas , o número de 160 voltas, gerando a Grande Idade ou Era com o4.320.000 anos…..

Para um fechamento com uma verdadeira reflexão peço que você realize a redução teosófica dos números falados até agora, ou seja, chegue apenas em ‘1’ (um) número….

Perceba que sempre resultará o 9. por exemplo: 27.000 (2+7+0+0+0 = 9)…

432.000 = 9.e assim por diante…

Arcano 9 é o Arcano do Adepto… o homem (E mulher, me refiro ao hominal ) perfeito……… também é o último número simples (apenas um dígito) da corrente

numerológica pois o 10 (1+0) retorna ao 1….

Esta é uma das chaves para que sejam compreendidas às 50 portas de Binah da Cabala…

Texto de Nilton Schutz – Pesquisador, Professor de Ciências Ocultas e Astrologia, Publicitário e Comunicador da Rádio Mundial.

Fonte:http://www.conscienciacosmica.com.br/main.asp?menu=65&submenu=943

imagenes-de-reflexion-buda

Muito Obrigado a Você Por Ter Visitado o Meu Blog
Namastê , Paz , Amor Universal e Equilíbrio.

E Lembre-se do Caminho do Meio ( Buda )

https://radionovaerabrasilia.wordpress.com/

Anúncios